tag:blogger.com,1999:blog-26028532931771240.post8983649947319994261..comments2024-01-07T08:11:48.409-08:00Comments on Tempos Safados: Resumo completo de Vigiar e Punir (parte I e II): suplício e puniçãoMunís Pedrohttp://www.blogger.com/profile/03285772013464968120noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-26028532931771240.post-84876478805810568442018-04-20T12:06:48.323-07:002018-04-20T12:06:48.323-07:00sensata resposta, tanto que me fez compreender rea...sensata resposta, tanto que me fez compreender real motivo (filosófico) do livro como tal, sem nem ter lido ainda<br /><br /><br /><br />Anehttps://www.blogger.com/profile/08742281786114213479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26028532931771240.post-44928482959433089682017-10-15T15:21:22.773-07:002017-10-15T15:21:22.773-07:00ISTO ESTA SENDO COLOCADO EM PRATICA NOS DIAS DE HO...ISTO ESTA SENDO COLOCADO EM PRATICA NOS DIAS DE HOJE ALGUNS SEMPRE ESTA VISÍVEL E CLARAMENTE EXPOSTO NO NOSSO CÓDIGO PENAL E CONSTITUIÇÃO FEDERAL QUE ESTA CHEIO DE BRECHAS. CITAREI APENAS O NOSSO CÓDIGO PENAL.... O NOSSO C P É CLASSIFICADO NA TEORIA DO CRIME E EM APENAS 3 VELOCIDADES: SENDO A 1 VELOCIDADE CLÁSSICA NO QUAL É PRIVATIVO DE LIBERDADE 2 VELOCIDADE DENOMINADA COMO REPARADORA ONDE A PENA PODE SER ALTERNATIVA COM LIBERDADE 3 VELOCIDADE ONDE NA VERDADE É A COMBINAÇÃO DAS 2 VELOCIDADES ANTERIORES ONDE ATRAVÉS DE NORMAS E DETERMINAÇÕES JUDICIAIS. LEVAM A UM CERTO DESCONTROLE O PODER JUDICIÁRIO, OBRIGANDO A NECESSIDADE DE UM ESTADO VIGILANTE DEVIDO AO AUMENTO DA CRIMINALIDADE. ONDE SÓ RESTA A DIZER: OQUE FAZER ?TERÁ QUE SER CRIADA UMA OUTRA VELOCIDADE DO CÓDIGO PENAL ONDE SE CRIE NORMAS POSITIVADAS PARA COMBATER A CRIMINALIDADE.POIS A NECESSIDADE DE MUDANÇA.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06191538183822495569noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26028532931771240.post-21712125636329808602016-10-21T11:15:55.522-07:002016-10-21T11:15:55.522-07:00Resposta digna de um sábio. Parabéns!Resposta digna de um sábio. Parabéns!Ronaldo Britohttps://www.blogger.com/profile/00201508527255627740noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26028532931771240.post-58256295706578857792016-10-12T06:37:55.782-07:002016-10-12T06:37:55.782-07:00Penso que todos os cidadãos pensantes "contri...Penso que todos os cidadãos pensantes "contribuem", de uma forma ou de outra, obviamente sem objetivar a unanimidade, para a construção e evolução de nossas sociedades. Foucault contribuiu e como todos os grandes pensadores, historiadores e filósofos, tem falhas em sua "proposta". Considerando tudo isto, digo que gostei muito da colocação do "anônimo", que além de lúcida, provocou uma boa resposta de nosso companheiro Munhoz.Leão do sulnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26028532931771240.post-56117960684969749082016-04-19T10:06:17.221-07:002016-04-19T10:06:17.221-07:00Muito boa resposta.Muito boa resposta.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/00410406827393818032noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26028532931771240.post-60424374825087177402016-02-20T08:07:10.451-08:002016-02-20T08:07:10.451-08:00Isso é o que diferencia uma cabeça pensante de uma...Isso é o que diferencia uma cabeça pensante de uma não pensante. Belo resumo, e excelente resposta Monnhoz.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03925406004306593517noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26028532931771240.post-84632152125409600572016-02-19T12:16:25.735-08:002016-02-19T12:16:25.735-08:00Olá Munhoz, sua resposta demonstra além do conheci...Olá Munhoz, sua resposta demonstra além do conhecimento, sabedoria. Fundamentei a parte teórica da minha tese em Michel Foucault e me tornei grande fã das idéias dele. Com ele aprendi que toda verdade tem uma história!!. Sonia Portella/ Luís Eduardo Magalhães/BAAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/09914879986857870362noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26028532931771240.post-77590630544430552882015-12-01T07:31:20.057-08:002015-12-01T07:31:20.057-08:00Uma resposta que Foucault teria dado contra a supe...Uma resposta que Foucault teria dado contra a superficialidade de questões vãs tal qual a feita acima.carregocomigo.https://www.blogger.com/profile/04708727840877347003noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26028532931771240.post-14739618313759825672015-07-30T12:01:14.983-07:002015-07-30T12:01:14.983-07:00Parabéns pela respostaParabéns pela respostaObservatório de Educação e Biopolíticahttps://www.blogger.com/profile/08217936466364853155noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26028532931771240.post-89972858256241959952015-06-21T12:26:22.767-07:002015-06-21T12:26:22.767-07:00Levando sua suposição a sério e não como uma provo...Levando sua suposição a sério e não como uma provocação tola e deslocada (já que o post acima não tem a ver com tal, tratando-se apenas de um resumo), posso dizer que Foucault se mostrou preocupado em diversas passagens de sua obra com uma determinada apropriação de seu pensamento com vistas a realizar algum projeto universal. Numa das entrevistas ele inclusive citou o que fizeram com Hegel (na Alemanha de Bismarck), com Nietzsche (na Alemanha nazista) e com Marx (sob o bolchevismo soviético): transformaram filosofias da liberdade em sistemas completamente autoritários e antidemocráticos. Bom, primeiro, é preciso ser dito então que Foucault não escreveu uma filosofia da história, seu trabalho não deve ser entendido como uma proposta de governo, nem tampouco organizar um exército, uma organização ou um grupo com fins semelhantes. Em segundo lugar, ele não é mais teórico do que qualquer outro filósofo e, como tal, sua proposta é pensar sobre o mundo, sobre a construção da verdade e do sujeito (ou das subjetividades). No caso de Vigiar e Punir trata-se de um trabalho de “historiador”, lida com documentos, descreve as fontes, aborda eventos, tenta estabelecer sentidos sobre o que aconteceu no passado e como nasceu a prisão moderna. Está muito longe de ser um metafísico. Por último, Foucault não escreve para isentar os prisioneiros de seus crimes, os loucos de suas loucuras ou os seres humanos de suas sexualidades, porém, para nos apresentar historicamente como tais verdades foram construídas, como tais discursos se tornaram válidos e aceitos a ponto de neles basearmos nossos modos de nos governar. Sua obra pode servir como um instrumento. Ok! Mas só se nós quisermos fazer uso dela neste sentido, seja para desconstruir nossas “crenças”, seja para compreendê-las e aceitá-las como são. Um mundo marchando sob a corneta de Foucault seria um absurdo, mas se mais justo ou violento isso dependeria do que fôssemos capazes de realizar com suas ideias. Foucault morreu em 1984 e ele nunca tocou corneta. Munís Pedrohttps://www.blogger.com/profile/03285772013464968120noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26028532931771240.post-63510308108913904182015-06-20T01:29:36.218-07:002015-06-20T01:29:36.218-07:00Supusemos o mundo inteiro marchando feito um exérc...Supusemos o mundo inteiro marchando feito um exército sob a corneta de Foucault, fardado ou descalço, seria um mundo mais justo ou mais violento? Qualquer sujeito acometido por um crime o celebraria feito um prêmio ou feito um nada? Não parece teórico em excesso?Anonymousnoreply@blogger.com