De acordo
com o senso comum e grande parcela dos intelectuais, a obra de arte não serve
para nada. Ou então serve somente para entreter e divertir os espectadores,
leitores e ouvintes. Essa concepção é uma herança da recepção de algumas ideias
do Iluminismo que sobrepuseram a
ciência à arte, especialmente para estar em conformidade com os ideais do progresso
e da técnica usada para o desenvolvimento. No entanto, podemos perceber com
pouco esforço que a ciência se utiliza de recursos, ferramentas e elementos
próprios na criação das obras de arte.
Para alguns
pensadores da antiguidade grega, como Aristóteles e Platão, a obra de arte como
criação, representação ou imitação da vida e da natureza serve para ensinar o agir ético adequado às regras morais
de uma comunidade. Tal concepção serviu para pensadores mais tardios, muitos da
modernidade (como Hegel), afirmarem que a arte é, portanto, a expressão da
época na qual foi produzida. Assim a partir das mensagens transmitidas por seu
conteúdo poderíamos, neste sentido, ter acesso ao pensamento, imaginário ou mentalidade
de uma dada sociedade. Igualmente a partir da técnica utilizada poderíamos ter
acesso ao nível de sofisticação intelectual do povo/sujeito que a produziu.
Nesse último caso o pressuposto já defendido pelos filósofos clássicos gregos,
é somado ao fator tempo. Então
as comunidades seriam diferenciadas a partir do tempo e do espaço e a obra de
arte pode funcionar como instrumento de percepção desta diferenciação.
Algo comum a
esses dois tipos de visões é a sobreposição da razão como elemento
indispensável para apreender a arte. Schopenhauer não concorda. Ele tenta
romper em certa medida com tal valoração, bem como a intermediação da obra de
arte pela razão. Num capítulo do livro Metafísica do Belo, o
filósofo alemão deixa claro sua defesa da superioridade da arte sobre a ciência
e a razão. E mais do que isso, a arte teria a finalidade de apreender e ensinar
pela contemplação a verdadeira essência das coisas: a Ideia. Exercício este, por sua
vez, que a razão não conseguiria realizar, pois está atrelada aos fenômenos
externos durante a percepção de algo e às vontades e os interesses dos sujeitos
observadores que se propõem a conhecer.
Vou fazer um
pequeno passeio filosófico pelos autores com os quais Schopenhauer dialoga para
tentar apresentar um panorama básico de como o autor chega à conclusão de que a
finalidade da arte é transmitir a Ideia das coisas e de que é superior à
ciência. Primeiramente o conceito de Ideia
é tratado mais ou menos conforme Platão. A Ideia para Platão é a verdadeira essência das coisas, o que de fato elas são na sua continuidade, aquilo que nelas não se
modifica, aquilo que as identificam enquanto iguais ou comuns. Isto é, suas
formas independentemente do tempo, do espaço e do sujeito conhecedor (que são
variáveis e imprecisas).
Ainda de
acordo com Platão, o problema é que neste mundo em que vivemos não temos acesso
através do conhecimento racional à essência das coisas, dos objetos ou dos
seres. Pois estes que aqui estão no mundo sensível nada mais são do que uma
cópia imperfeita da Verdade.
Como sabemos disso? Segundo Platão, o mundo que chamamos hoje de “real” só nos
permite acessar a verdadeira essência das coisas a partir de uma reminiscência. Quer dizer, a partir de
uma lembrança que temos do mundo de Verdade.
Não o mundo sensível que podemos ver, ouvir, cheirar e etc., porém o mundo
inteligível, o mundo das Ideias: “lugar” onde
vivíamos em outra “vida”. Deste modo no mundo atual não apreendemos a
verdadeira essência das coisas, mas somente temos uma visão turva da
perfectibilidade delas. É por isso que embora tenhamos tido contato através da
experiência sensível com um diverso número de “portas” (o objeto), de diferentes
tamanhos, modelos, cores e formatos, ainda sim possuímos uma ideia geral na nossa cabeça de uma
“porta modelo”. Isso se aplica desde as coisas mais simples como uma tesoura,
uma janela, um caderno até as mais complexas, como o amor, a amizade, a
liberdade, etc. Todas são perfeitas por causa das lembranças que temos de outro
mundo que nós (ou nossas “almas”) já habitamos e não por causa das experiências
sensíveis que tivemos nesse mundo, onde as coisas são apenas cópias mal feitas.
Já no século
18, Immanuel Kant explica que é impossível termos acesso a coisa em-si, a qual podemos
entender como um conceito análogo à Ideia
de Platão. Isso porque a razão está permeada por três fatores: o tempo, o
espaço e a causalidade. Quer dizer, ao compreender alguma coisa temos
conhecimento da coisa ligada a um desses três ou ao todos os três fenômenos sem
os quais não seria possível conhecermos coisa alguma. Então ao mesmo tempo em que
os fenômenos citados esclarecem, também turvam o entendimento. Sobretudo porque
as condições de conhecimento mudam.
Schopenhauer
concorda em certa medida com os argumentos de Platão e Kant. Porém discorda
sobre o que Kant diz a respeito da impossibilidade do acesso a coisa em-si. Ele concorda que esse
exercício é mesmo impossível através da razão, porque ela é subjetiva, permeada
pela Vontade e está ligada às condições enumeradas por Kant. Todavia é possível
conhecer a Ideia ou a coisa em-si através da Arte. Principalmente porque para o
autor a contemplação da arte pressupõe um afastamento do tempo, do espaço e da
causalidade, como também da Vontade
que é própria a cada indivíduo. Essa apreensão da Ideia é um conhecimento com fim em si mesmo, ou seja, ele não
tem uma utilidade prática, enquanto recurso através do qual se aprende para
“fazer algo”. É simplesmente pelo
conhecer. Isso só é possível porque existe uma faculdade comum, que varia
em diferentes graus, e está presente em todos os indivíduos: a genialidade. A genialidade não tem a
ver com a ciência, com o saber fazer, mas tem a ver com o conhecimento intuitivo,
o mais profundo e verdadeiro. Por outro lado, não pode ser comunicado,
apreendido ou ensinado mediante doutrinas ou conceitos. Nesse sentido, o que o
crítico de arte faz quando afirma que uma arte é mais bela do que outra (se
baseando em critérios técnicos de sua produção) é nada mais que uma avaliação
estética externa que se fundamenta em normas racionais não-artísticas. Isto é,
o crítico esgota a arte pela não-arte, pois não conseguiu apreender a Ideia ao se colocar através dos
olhos do artista.
A arte está
acima da ciência (e da razão) porque a primeira consegue neutralizar o
sofrimento que a última engendra no sujeito. Esse sofrimento ocorre porque como
a ciência está baseada em princípios que mudam frequentemente (no tempo, no espaço,
na causa e efeito). A ciência não tem nunca um fim, nunca está totalmente
satisfeita com o que conhece, sempre é um começo sem final e está lotada por
finalidades externas, ou seja, fora de si mesma. A arte, pelo contrário,
possibilita que o sujeito geral (e não o indivíduo) suprima sua Vontade (que é a fonte do
sofrimento) através da apreensão da verdadeira essência das coisas. A ciência é
casuística e fala do particular, a arte diz sobre o geral, sobre o que está
presente em tudo. A primeira, racional, voltada à vida prática, como em
Aristóteles. A segunda, o todo, de que fala Platão. A primeira é uma tempestade
violenta sem princípio, nem fim. A segunda é o tranquilo raio de sol que corta
o caminho dessa tempestade, totalmente intocada por ela (SCHOPENHAUER, 2003, p.
59).
Referências:
SCHOPENHAUER,
Arthur. Metafísica do belo. São
Paulo: Editora Unesp, 2003.
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Matéria interessante e muito bem construída. Dilthey dirá que o artista, no caso em que ele menciona ele exemplifica com o poeta, está a frente do filósofo e do cientista, pois este não está preocupado em dizer o que é a realidade, mas apenas expressar-se artisticamente, porém desta forma ele acaba dizendo mais pra nós o que a realidade, do que o filósofo e cientista que se esforça para tal.
ResponderExcluirMarcelo.
Valeu pelos elogios, Marcelo. Concordo com a posição do Dilthey a esse respeito. Pretendo escrever algo sobre ele em relação à história, em breve, aqui. Sobre o texto, na minha opinião, a arte constrói uma realidade própria e diferenciada, porém que nos coloca em reflexão sobre a que vivemos. Ou seja, não se trata apenas de representação (mimesis), mas de criação (poesis).
ExcluirAbração!
Olá, boa tarde! adorei o texto, qual o nome do autor para que eu possa citar? obrigada.
ResponderExcluirGrato, colega. Em "sobre" digo como fazer isso: http://tempossafados.blogspot.com/p/apresentacao.html
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